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O que é a rede?

O que é a Rede

Para entender o que é a Rede de Inovação para Educação Híbrida, pense em uma grande orquestra. Para funcionar, precisa-se de muitos músicos, instrumentos e de um maestro.

As secretarias estaduais de educação vão orquestrar as escolas, professores e alunos para que participem da iniciativa e entrem no ritmo da Educação Híbrida. É no palco do Ambiente Virtual de Aprendizagem que alunos e professores poderão utilizar instrumentos digitais para apoiar a aprendizagem. Eles terão muitas opções à disposição no Repositório da Rede. E para que os instrumentos disponibilizados no Repositório estejam sempre bem afinados, entram em ação os Núcleos de Inovação. Espalhados por todo o país, esses locais terão profissionais qualificados para produzir e garantir a qualidade dos recursos digitais a serem oferecidos no Repositório.

Falta apenas um elemento para completar a orquestra: o maestro. Esse papel será exercido pelo Observatório da Educação Híbrida, que vai reger o funcionamento da Rede, coletando e analisando dados e informações que ajudarão a orquestra a oferecer um espetáculo cada vez melhor.

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Propósitos e Metas

O propósito da Rede de Inovação para Educação Híbrida é promover e implementar estratégias de Educação Híbrida em todos os estados brasileiros, contribuindo com a implementação do novo Ensino Médio. A ideia é ampliar o acesso às oportunidades de educação no Ensino Médio, visando à qualidade, à igualdade e à equidade educacional.

Levando em conta as diversas realidades educacionais dos estados brasileiros, a Rede propõe que cada secretaria estadual de educação construa um projeto para implementação da Educação Híbrida.

Propósitos e Metas

A partir de um diagnóstico inicial, considerando a infraestrutura, os recursos educacionais e a qualificação dos recursos humanos disponíveis em Estado, será possível construir soluções com o apoio dos instrumentos oferecidos pela Rede.

Assim, as secretarias estaduais de educação poderão unir forças e compartilhar seus conhecimentos e recursos com outros estados. É assim que poderemos oferecer múltiplas opções de itinerários formativos para os jovens, onde quer que eles estejam.

Propósitos e Metas

A Rede de Inovação para Educação Híbrida é uma estratégia que faz parte da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens, instituída pelo Decreto no 11.079, de 23 de maio de 2022. No artigo 9o do Decreto lê-se que ato do Ministro de Estado da Educação instituirá “a Rede de Inovação para Educação Híbrida, com a finalidade de apoiar a implementação de novas formas de oferta para os processos de ensino e aprendizagem”.

Nesse sentido, entre os objetivos principais da Rede estão:

  • Garantir apoio técnico e de infraestrutura dos ambientes

Propósitos e Metas

  • tecnológicos de Educação Híbrida às secretarias de educação para a implantação da Rede, estimulando o desenvolvimento dessa modalidade educacional;
  • Fomentar a Educação Híbrida para ampliar a capacidade de oferta das secretarias de educação, em especial em relação aos itinerários formativos do Novo Ensino Médio.
  • Ampliar, por meio de sistema de colaboração, a capacidade das secretarias de educação, para a implementação do Novo Ensino Médio;

Propósitos e Metas

  • Contribuir, por meio de sistema de colaboração, para a elevação da qualidade da oferta do Ensino Médio e para a melhoria dos indicadores educacionais nessa etapa de ensino;
  • Atender ao disposto na Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que aprovou a reforma do Ensino Médio.
  • Apoiar as secretarias de educação no alcance das metas 3, 7 e 11 do Plano Nacional de Educação.

Rede em números

0 cursos

Colaboradores

0 Professores

Extensão concessionada

0 horas

Extensão concessionada à BCR

0 alunos

Identificadores Via Verde

Mapa interativo da rede
São Paulo
0
Discentes
0
Docentes
0
Escolas

Como participar da rede

A Rede de Inovação para Educação Híbrida será implementada pelas secretarias de educação, em regime de colaboração com a União. Para participar, as secretarias deverão assinar um Termo de Adesão e seguir as orientações estabelecidas pela Portaria MEC nº 865, de 8 de Novembro de 2022.
Após a adesão, as secretarias de educação serão orientadas a seguir quatro etapas de implementação: Cada uma dessas etapas será dividida em três fases: planejamento, execução e monitoramento.

Veja, a seguir, alguns benefícios de aderir à Rede:

Como participar da rede

Acesso à infraestrutura tecnológica para criar os Núcleos de Inovação:

  • Serão enviados equipamentos tecnológicos para a criação de espaços físicos de fomento à Educação Híbrida, chamados de Núcleos de Inovação;
  • Esses espaços (também denominado de ‘Estúdios’ pela portaria do MEC) possibilitarão às secretarias de ensino criar materiais e conteúdos síncronos e assíncronos que atendam às necessidades de implementação do Novo Ensino Médio.

Como participar da rede

  • Dessa forma, os estudantes das diversas regiões brasileiras terão acesso à Educação Híbrida, proporcionando assim mais equidade.
  • Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e ao Repositório da Rede
  • As secretarias de educação estaduais que aderirem à Rede de Inovação terão acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado pela Rede.
  • Professores e gestores também terão acesso a um Repositório com recursos educacionais digitais para o

Como participar da rede

  • Ensino Médio, que tem como objetivo apoiar o planejamento das aulas e expandir a disponibilização de recursos didáticos digitais utilizados nas aulas.

Acesso à formação e capacitação:

  • O principal objetivo das iniciativas de formação e capacitação que serão oferecidas pela Rede é potencializar o uso da infraestrutura dos Núcleos de Inovação pela equipe técnica designada para atuar nesse ambiente, e também capacitar os gestores e professores das escolas para que

Como participar da rede

  • utilizem todos os recursos disponibilizados pela Rede, em especial o Ambiente Virtual de Aprendizagem e o Repositório.
  • Será oferecida formação para as equipes pedagógicas das escolas, incluindo não só formações sobre o uso dos ambientes virtuais, mas também sobre as melhores práticas de criação, reutilização e compartilhamento de recursos educacionais digitais.

Acesso a dados e informações que permitirão monitorar, avaliar e melhorar a implementação da Educação Híbrida:

Como participar da rede

  • Com o uso dos Núcleos de Inovação, do Ambiente Virtual de Aprendizagem e do Repositório da Rede pelos gestores, professores e alunos das escolas, serão gerados dados, os quais serão constantemente monitorados pelo Observatório da Educação Híbrida. Dessa forma, todos os gestores terão acesso a informações fundamentais que poderão subsidiar a tomada de decisões.
  • O acompanhamento, a sistematização e a disponibilização desses dados ajudarão a acompanhar a implementação da Educação Híbrida

Como participar da rede

  • em cada estado brasileiro e apoiarão os gestores (federais ou locais) a tomarem melhores decisões.
  • Os dados do Observatório serão fundamentais para ajudar na implementação da Educação Híbrida: por exemplo, se os dados de uso do Repositório da Rede estiverem abaixo do esperado em determinada secretaria de educação, com poucos professores utilizando, é indicado investigar os motivos para o baixo engajamento e realizar formações e campanhas de mobilização para estimular seu uso.